Roteiro resumido de implantação ISO 14001

1 – OBJETIVO

Este roteiro tem o objetivo de descrever em linhas gerais, resumidamente, o que deve estar desenvolvido, implementado e funcionando em um Sistema de Gestão Ambiental para que se possa evidenciar o atendimento aos requisitos da norma NBR ISO 14001:2004. 

2 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

As numerações dos itens a seguir seguem as da norma NBR ISO 14001:2004.

4.1 – REQUISITOS GERAIS

A Empresa deve estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão ambiental, a fim de assegurar que os produtos/serviços fornecidos estejam em conformidade com os requisitos ambientais aplicáveis e requisitos da norma NBR ISO 14001:2004.

Para tanto a Empresa deve:

a)    Estabelecer uma política ambiental apropriada;

b)    Identificar os aspectos ambientais decorrentes de suas atividades, para poder determinar os impactos ambientais significativos;

c)     Identificar os requisitos legais aplicáveis;

d)    Estabelecer e documentar os objetivos e metas ambientais e suas prioridades;

e)     Estabelecer a forma de definir e documentar os programas de gestão ambiental, para poder atingir os objetivos e metas;

f)      Estabelecer todas atividades e documentos de planejamento, controle monitoramento, ação preventiva e corretiva, auditorias e análise para que o sistema de gestão ambiental permaneça apropriado.

g)    Implementar as ações necessárias para garantir sua capacidade de se adaptar as mudanças de circunstâncias. 

4.1 – POLÍTICA AMBIEMTAL

A Direção deve definir de forma clara, objetiva e simples o que deve ser atingido em termos de meio-ambiente no resultado do trabalho de todos os seus funcionários.

O atendimento a estes aspectos deve ser medido. 

4.3 – PLANEJAMENTO

4.3.1 – ASPECTOS AMBIENTAIS

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais, que trata também da atualização desta identificação em casos de novos desenvolvimentos e produtos. Aspecto ambiental é o resultado de uma atividade em termos ambientais e o impacto ambiental é o que será gerado ou lançado para o meio-ambiente. Por exemplo: na atividade de troca de óleo de máquinas o aspecto ambiental é destinação de óleo usado e o impacto é a poluição do solo ou da água.

Os aspectos e impactos são classificados em termos de importância e esta classificação é usada para priorizar as ações. 

4.3.2 – REQUISITOS LEGAIS E OUTROS

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para identificar os requisitos legais e verificação de atendimento, para  ter conhecimento e acesso aos requisitos legais, relacionados aos seus aspectos ambientais, e determinar a aplicação destes requisitos às suas atividades e serviços.

Os requisitos legais ambientais identificados e aplicáveis são levados em consideração na condução do Sistema de Gestão Ambiental. 

4.3.3 – OBJETIVOS, METAS E PROGRAMA(S)

A Empresa deve estabelecer e manter objetivos e metas, os quais devem ser mensuráveis e coerentes com a política ambiental, comprometido com a prevenção a poluição, e atendimento aos requisitos legais e com a melhoria contínua.

A análise dos objetivos e metas e o estabelecimento dos programas de gestão ambiental devem ser feitas e registradas. 

4.4 – IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO 

4.4.1 – RECURSOS FUNÇÕES, RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES

A Empresa deve disponibilizar os recursos necessários para: infra-estrutura, tecnologia, recursos humanos, habilidades especializadas, e recursos financeiros, de acordo com suas necessidades e prioridades definidas nos objetivos, metas e programas, programas de qualificação, reunião de análise crítica ambiental, plano de ações, e etc., para manter o sistema de gestão ambiental.

As funções, responsabilidades e autoridades normalmente são definidas nos procedimentos de gestão ambiental, instruções de gestão ambiental e outros documentos do Sistema de Gestão Ambiental.

A empresa deve indicar um representante, para, independentemente de outras responsabilidades, assegurar que o sistema de gestão ambiental seja estabelecido, implementado e mantido, e relatar a alta administração o seu desempenho e recomendações para melhoria. 

4.4.2 – COMPETÊNCIA, TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para assegurar que qualquer colaborador, seja funcionário ou prestador de serviço, e realize atividade com potencial de causar impacto ambiental, é competente com base em formação apropriada, treinamento ou experiência. As necessidades de treinamento são identificadas e os treinamentos providos.

Todos os colaboradores da Empresa devem ser treinados sobre a política ambiental, requisitos do sistema, aspectos e impactos do seu trabalho, suas funções e responsabilidades e conseqüências do não atendimento aos procedimentos especificados. 

4.4.3 -COMUNICAÇÃO

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para Comunicação do Sistema de Gestão Ambiental para recebimento, documentação e resposta de comunicação de partes interessadas externas.

A Empresa deve decidir se vai comunicar externamente os seus aspectos ambientais significativos à comunidade. 

4.4.4 – DOCUMENTAÇÃO 

  • A Empresa deve estabelecer  e documentar o sistema de gestão ambiental incluindo:
  • Seu escopo, política ambiental e objetivos e metas ambientais;
  • Descrição dos principais elementos do sistema de gestão ambiental, e sua interação;
  • Referência aos documentos associados neste Manual ou nos demais documentos existentes;
  • Documentos e registros necessários para assegurar a eficácia do sistema de gestão ambiental, referente aos processos que estejam associados com seus aspectos ambientais significativos, incluindo aqueles requeridos pela norma NBR ISO 14001:2004. 

4.4.5 – CONTROLE DE DOCUMENTOS 

Os documentos relacionados aos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade são analisados criticamente, aprovados e controlados para se garantir que todos tenham acesso a documentos válidos e aprovados. 

4.4.6 – CONTROLE OPERACIONAL 

A Empresa deve estabelecer e manter os controles operacionais necessários para manter sob controle as atividades relacionadas com os aspectos e impactos ambientais significativos, objetivos e metas ambientais. Podem ser estabelecidos controles operacionais para os aspectos ambientais não significativos.

Estes controles operacionais são práticas, cuidados, rotinas que previnam ou eliminem a ocorrência dos impactos ambientais, ou seja, diminuam o prejuízo ao meio-ambiente decorrente das nossas atividades.

A empresa deve envolver os seus fornecedores e prestadores de serviços. 

4.4.7 – PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS 

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para o atendimento a emergências, para poder identificar e agir em potencias situações de emergência e  acidentes que possam ter impactos ao meio ambiente, bem como para prevenir  ou minimizar os impactos ambientais que possam estar associados a eles.

A Empresa deve analisar e revisar, quando necessário os procedimentos de preparação e atendimento a emergências, principalmente após ocorrência de acidentes ou situações de emergência, e testar periodicamente (simular) seus procedimentos, onde for necessário. 

4.5 – VERIFICAÇÃO 

4.5.1 – MONITORAMENTO E MEDIÇÃO

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para monitoramento e medição ambiental, onde estabelece as formas de monitoramento e medição das suas atividades que possam ter um impacto significativo ao meio ambiente.

O gerenciamento de resíduos deve descrever a forma de monitorar a geração e destinação final dos resíduos decorrentes das atividades da empresa.

Os procedimentos incluem os registros de informações para acompanhamento do  desempenho, controles operacionais pertinentes e a conformidade com os objetivos e metas da Empresa, os equipamentos de monitoramento devem ser verificados, calibrados e mantidos, e os registros desse processo devem ser retidos. 

4.5.2 – AVALIAÇÃO DO ATENDIMENTO A REQUISTOS LEGAIS E OUTROS

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para avaliar periodicamente o atendimento aos requisitos legais aplicáveis e outros determinados pela Empresa, se houverem. 

4.5.3 – NÃO CONFORMIDADE, AÇÃO CORRETIVA E AÇÃO PREVENTIVA

A Empresa deve estabelecer e manter um procedimento para poder tratar as não conformidades reais e potenciais, e para executar ações corretivas e preventivas.

A Empresa deve implementar e registrar quaisquer mudanças nos procedimentos documentados, resultantes de ações corretivas e/ou ações preventivas.   

4.5.4 – CONTROLE DE REGISTROS

A forma de evidencia do Sistema de Gestão Ambiental são as declarações dos funcionários apoiadas por registros. Estes registros devem as suas formas de arquivamento, manutenção, proteção, descritas. 

4.5.5 – AUDITORIA INTERNA

A empresa deve estabelecer um Plano de Auditorias Internas que abranja todos os processos do Sistema de Gestão Ambiental.

Esta auditoria interna tem o objetivo de avaliar o funcionamento e desempenho do Sistema de Gestão Ambiental. 

4.6 – ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO

A Direção da empresa deve analisar periodicamente o andamento e o desempenho do Sistema de Gestão Ambiental.

Cases

Temos um grande parceiro nesta história de sucesso, que nos ajudou a buscar as certificações ISO9001, ISO14001 e SA8000, que é a consultoria UNIQ
José Henglen
Aptar B&H Embalagens

Viação Senhor do Bonfim - As expectativas foram ultrapassadas  

Gestão ISO
Viação Senhor do Bonfim

Leia mais

Qualidade

ISO 9001 - Qualidade, Sofisticação, Evolução.

Roteiro resumido de implantação ISO 9001

Leia mais

Contato

Móvel. (11) 99523 - 4567

E-mail. uniq@uniq.com.br